“40 anos da Regulamentação da Profissão de Museólogo no Brasil. A trajetória de profissionais que contribuíram para o reconhecimento da profissão e suas repercussões no cenário museológico nacional”.
O Conselho Regional de Museologia 4ª Região (Corem 4R) realizou, no dia 22 de outubro (terça-feira), às 19h30min, a primeira live da série em comemoração aos 40 anos da regulamentação da profissão de museólogo no Brasil. Com o tema “40 Anos da Regulamentação da Profissão de Museólogo no Brasil: A Trajetória de Profissionais que Contribuíram para o Reconhecimento da Profissão e suas Repercussões no Cenário Museológico Nacional”, o evento contou com a participação de profissionais da área e foi transmitido pelo canal do Youtube da FESPSP.
Entre as convidadas esteve Rose Miranda, museóloga e professora no curso de Museologia da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). Rose também fez parte da equipe responsável pela criação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e pela formulação da Política Nacional de Museus.
Outra convidada foi Gisele Peixe, museóloga que, desde 1977, atua em projetos de organização, implantação e revitalização de museus, além de realizar curadoria, documentação de acervos, organização e montagem de exposições, e treinamento de profissionais nas áreas de museologia e patrimônio.
A mediação ficou por conta de Maria Fernanda Curado Coelho, museóloga e conservadora audiovisual. Atual coordenadora de Preservação da Cinemateca Brasileira, Maria Fernanda foi presidente do Corem 4R em 2016 e atualmente é uma das Conselheiras eleitas do conselho.
Essa primeira live foi o marco inicial das celebrações, destacando o papel de profissionais que contribuíram para a consolidação da museologia no Brasil e reforçando a importância do patrimônio cultural e histórico do país.
Em breve divulgaremos as próximas lives.